Numa escola inclusiva, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, a 9 de dezembro, foram lembrados, sensibilizando os alunos e a restante comunidade educativa para a diferença, realçando sobretudo casos de superação, pessoas a quem a deficiência não impediu de realizar sonhos e de concretizar objetivos.
A sensibilização foi concretizada através da exposição de fotografias de pessoas portadoras de deficiência que se tornaram célebres, dado o talento revelado em áreas específicas.
Foram apresentadas, também, nas bibliotecas da escola das árvores e na biblioteca da escola sede, em escolas do 1º ciclo e no Centro de Apoio à Aprendizagem, curtas metragens alusivas ao tema, que serviram de base para um pequeno debate bastante participado e frutífero por parte dos intervenientes e sobre as quais os alunos presentes exprimiram o sentimento suscitado, representado através do desenho ou de uma simples palavra.
Na escola sede, as turmas do 5.º B e 9.º D vieram à Biblioteca nessas datas e tiveram o privilégio de assistir a uma intervenção da professora Teresa Vilela, coordenadora da Educação Especial, que abordou os temas em questão, de uma maneira simples e motivadora.
Foi notório que os alunos ficaram sensíveis à abordagem de um assunto tão pertinente e manifestaram as suas opiniões, dúvidas e experiências.
Na sequência desta visita à Biblioteca Escolar, foi elaborado um cartaz com a nuvem de palavras sugeridas pela turma do 9.º D.
Esta atividade
integrada no PAA do Agrupamento, foi promovida por um grupo de docentes de
Educação Especial, com a colaboração das bibliotecas escolares, da coordenadora
de EECE e da coordenadora do 1º ciclo, que divulgou a atividade no seu
Departamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário