Uma imagem com fundo em puzzle e uma figura grande do planeta terra com uns headphones. Está escrito 18 de fevereiro, dia mundial do Asperger.
A seguir um infográfico onde consta as seguintes informações: Síndrome de Asperger (SA) é uma perturbação do espectro do autismo, que se manifesta sobretudo por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento.
Causas: ainda não são totalmente compreendidas, mas pensa-se que incluam um conjunto de fatores neurobiológicos que afetam o desenvolvimento cerebral.
Diagnóstico: É feito com base no nível de funcionalidade da pessoa. Desde 2013, com a revisão do manual da American Psychiatric Association, o DSM-5, a SA passa a ser discriminada de Perturbação do Espectro do Autismo de nível 1, o mais ligeiro de três níveis.
3 anos: é a idade a partir da qual os sintomas se tornam evidentes.
Especialistas: pediatras de desenvolvimento, neuropediatras e pedopsiquiatras são os profissionais mais indicados para fazer o diagnóstico.
Áreas afetadas: interação social, padrões de comunicação verbal e não verbal e gestão de comportamentos e interesses específicos.
Sinais: podem incluir dificuldade em estabelecer o contacto ocular, interpretação literal da linguagem, sentido de humor apurado, dificuldades em entender e expressar emoções; falta de coordenação motora, ilhas de talento em áreas de interesse específico entre outros.
Não tem cura: mas quanto mais precocemente se intervir na área das competências sociais, linguagem e autonomia funcional mais favorável será a evolução.
Rotina: estas crianças precisam de ter uma rotina diária coerente e imutável. Qualquer pequeno imprevisto pode causar-lhes uma grande ansiedade.
Intervenção precoce: uma intervenção imediata e direta sobre as áreas específicas nas quais a criança apresenta dificuldades permite muitas vezes ultrapassá-las e promover, ao máximo as suas potencialidades que, não raras vezes, se revelam surpreendentes.
Interesses obsessivos: os portadores de SA têm interesses limitados e sobre assuntos específicos que envolvem a memorização ou ordenação de factos, tais como comboios, planetas ou cartas colecionáveis.
Medicação: só é indicada no caso de coexistir outro diagnóstico como sejam a hiperatividade ou défice de atenção.
Na idade adulta: valorizando a sua perseverança, memória excecional, rigor e sinceridade estas pessoas podem ter uma boa integridade profissional.
Rapazes versus raparigas: Os sinais de alerta são iguais para ambos os sexos, no entanto, nas raparigas passam mais despercebidas pela sua condição feminina, onde o facto de ser tímida e discreta é considerada uma qualidade.
18 de fevereiro: é o dia nacional da Síndrome de Asperger.
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