As escolas de referência para a inclusão de alunos cegos e com baixa visão foram criadas no sentido de concentrar meios humanos e materiais para oferecer uma resposta educativa de qualidade a estes alunos. Um dos objetivos é assegurar o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita do Braille bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação.
Embora a tecnologia assuma grande importância nos dias de hoje, os alunos cegos devem desde muito cedo ter acesso ao Braille, pois só através deste código de leitura e escrita poderão escrever e ler, o que lhes assegura o acesso à informação, por meio da comunicação escrita em todas as partes do mundo.
A aprendizagem do Braille permite ainda a inclusão das crianças, jovens e adultos. Permitindo, inclusive, maior independência dos alunos e, consequentemente, autonomia sobre os próprios processos de conhecimento e desenvolvimento social.
O Agrupamento de Escolas Diogo Cão, na condição de escola de referência no domínio da visão, assinalou, mais uma vez, esta data tão importante.
Foram construídos cartazes de sensibilização e flyers que foram distribuídos por toda a comunidade docente e não docente, no sentido de proporcionar algum conhecimento nesta área.
Com a ajuda dos alunos do 7.º A foram elaborados marcadores de livro personalizados, com o nome a tinta e em Braille, que foram distribuídos por toda a comunidade escolar de forma a chamar a atenção para a importância deste dia.
Foi uma atividade muito interessante, tanto para miúdos como para graúdos.
Professora Fátima Almeida
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